Eragon – Christopher Paolini

A primeira vez que li o nome Ergon, pensei o seguinte: ” Eragon é Dragon, mas com ‘e’. Que espécie de idiota tem coragem de colocar este nome no prootagonista de uma história sobre dragões?” Então li que o autor tinha 15 anos quando começou a escrever, o que me fez entender o nome do livro e esperar que fosse uma grande porcaria.

Daí lançaram o filme. Tinha o John Malcovich e o Jeremy Irons (e uma vez que já superei meu problema com ele, agora posso ver seus filmes). Tinha uma seqüência já preparada antes do lançamento do primeiro filme. Já que hollywood, que tem muito mais dinheiro que eu, resolveu gastar uns milhões nele, achei que dava pra eu gastar uns reais e assistir.

Pra minha surpresa, gostei do filme. A única coisa que me irritou nele foi a impressão de que haviam comprimido uma história bem grande em muito pouco tempo de filme. E isso me fez, naquele desgraçado aeroporto de Congonhas, comprar o livro (juntamente com uma edição pornográfica das Viagens de Gulliver, que comentarei outro dia).

O livro  é muito melhor do que eu esperava. Principalmente tratando-se de um livro escrito por um guri de 15 ano. Isso faz com que ele cometa algumas ingenuidades literárias, mas ainda assim a história é boa e empolgante. Em alguns momentos, rola aquela vontade de ser o novo Tolkien, criando uma língua nova e coisas do gênero, mas felizmente isso não faz com que ele encha o livro de poesias enfadonhas e citações de rodapé que só atrapalham, como o Tolkien insistia em fazer.

Vale a pena ler. Pra quem viu o filme primeiro, é melhor ainda, embora vá fazer com que se goste menos do filme. Pra quem leu o livro, veja o filme só se não tiver outra coisa melhor pra fazer, pois eles esquartejaram a história.

4 Responses to “Eragon – Christopher Paolini”

  1. Flávio Gomes Says:

    Estava desanimado em assistir por causa das críticas. Mas vou dar uma olhada…

  2. Daniella Says:

    eu vi. o dragão é lindo. mas dublado com a voz da mila christie (?) foi foda.

  3. Baviera Says:

    O livro é muito bom, sendo o autor iniciante ou não, prende e nos leva de vez pelas asas majestosas da Saphira. Não vejo, como já ouvi comentários, uma “cópia” de Tolkien, visto que a história de Paolini é uma viagem a uma terra muito peculiar e os personagens são instigantes…bem, o filme, como os americanos conseguem destruir um livro tão legal em duas horas??? Ninguém merece! Mas vale a pena ler e viajar junto com Eragon pela Alagaësia!!!

  4. Marcia Says:

    Eu me sentia curiosa sobre esse livro pois sou apaixonada pela Terra Média.Achei maravilhoso um rapaz tão jovem ser capaz de nos fazer sentir o mesmo amor por Eragon que sentimos por Aragorn que segundo ele foi uma de suas fontes de inspiração.Com o tempo tenho certeza que ele será um grande escritor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s


%d bloggers like this: